quarta-feira, 1 de abril de 2015

Trechos #13

COMENTÁRIO ACRESCENTADO POR ANNE EM 22 DE JANEIRO DE 1944

Eu não seria mais capaz de escrever esse tipo de coisa.

Agora que estou relendo meu diário, depois de um ano e meio, estou surpresa com a minha inocência infantil. No fundo, sei que nunca poderia ser tão inocente de novo, por mais que quisesse. Entendo as mudanças de humor e os comentários sobre Margot, mamãe e papai como se tivesse escrito isso somente ontem, mas não consigo pensar em escrever abertamente sobre outras coisas. Fico tremendamente constrangida ao ler as páginas que falam sobre assuntos dos quais me lembro como sendo melhores do que realmente foram. Minhas descrições são muito indelicadas, mas deixa pra lá.

Também posso entender a minha saudade de casa e de Moortje. O tempo todo em que estive aqui desejei inconscientemente - e, às vezes, conscientemente - receber confiança, amor e afeto físico. Este desejo pode mudar de intensidade, mas esta sempre presente.
O Diário de Anne Frank

Nenhum comentário:

Postar um comentário