sexta-feira, 5 de junho de 2015

Trechos #26

- Tom, não deixe ninguém divertir-se à sua custa. Tudo é pessoal, todo pedacinho de negócio. Todo pequeno aborrecimento que um homem tem de engolir todos os dias é sua vida pessoal. Chamam isso de negócio. Muito bem. Mas é absolutamente pessoal. Você sabe o que eu aprendi com isso? Com Don Corleone. Meu velho. O Padrinho. Se um raio atingisse um amigo seu, o velho tomaria isso comu um caso pessoal. Ele considerou meu ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais como um caso pessoal. Isso é o que o faz grande. O Grande Don. Ele toma tudo como caso pessoal. Como Deus. Ele conhece até as penas que caem da cauda de um pardal ou qualquer outra coisa que ocorra. Certo? E você sabe de alguma coisa? Acidentes não acontecem a pessoas que tomam acidentes como insulto pessoal. Assim, cheguei tarde, muti bem, mas estou vindo ainda a tempo. É bem certo, estou tomando esta cara quebrada como um caso pessoal; é bem certo, tom a tentativa de Sollozzo de matar meu pai como um caso pessoal.

Deu uma gargalhada e prosseguiu:

- Diga ao velho que aprendi isso com ele e que estou contente por ter tido a oportunidade de pagar o que ele fez por mim. Ele foi um bom pai.
O Poderoso Chefão - Mario Puzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário