segunda-feira, 11 de abril de 2011

Eu, você e o anonimato na internet

Coincidentemente ou convenientemente, um dia após eu ter postado a entrada “Eu, você e os adolescentes de hoje” no blog semana passada eu me deparei com uma matéria na revista Super Interessante deste mês (Edição 290 – Abril/2011) que tinha muito haver com o que eu falei em meu tópico embora ela citasse algumas coisas que eu não.

A matéria que me chamou atenção se chama “A Rede Antissocial” e dentre as várias coisas que ela fala está o anonimato na internet. Sim, isso mesmo meus queridos. O que isso tem haver com o tópico que postei na semana passada?

Simples meus queridos, a internet nos dá a possibilidade de fazer o que queremos e nos manter anônimos na segurança de nossa casa, sem se preocupar com as consequências que podem cair sobre nossos ombros.

Vamos voltar ao meu companheiro antynub citado anteriormente, bem, ele me forneceu um nome e um endereço, qual é a possibilidade que tais dados estejam corretos? A não ser que a pequena criança seja um completo imbecil ou esteja mesmo pedindo para morrer a possibilidade de eu encontrá-lo realmente se aproxima do zero.

Hmmm...

Será que nosso amigo antynub teria coragem teria coragem de me dizer metade do que disse naquela noite se me visse? Claro que existe uma probabilidade para que isso aconteça muito maior do que a probabilidade dele ter me passado o endereço correto, no entanto o que entra em pauta aqui é que o anonimato nos faz ter coragem de fazer coisas que nunca faríamos pessoalmente.

Sim, isso mesmo pessoal, com o anonimato colocamos para fora todas aquelas fantasias oprimidas que temos dentro de nosso ser, mas creio que essas coisas devem ter certos limites, porque haja estômago pra algumas delas.

O ponto central da matéria da Super Interessante é um fórum americano (Tinha que ser!) chamado 4chan onde as pessoas mantêm suas identidades secretas e postam os mais diversos tipos de conteúdos, que vão desde gatinhos fofinhos até conteúdos de mutilações ou alto teor de pornografia.

O que eu penso sobre tudo isso?

Sinceramente, minha opinião ainda é um tanto quanto confusa e preciso de um maior tempo para ingerir tudo o que engoli e tomar uma posição, apenas penso que seria legal as pessoas se patrulharem um pouco mais a fim de preservarem sua própria integridade moral ao invés de ficar por ai liberando todas as suas fantasias como se não houvesse amanhã e fazendo com que cada vez mais a internet seja cobrecarregda de uma série de conteúdos completamente impróprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário